Depois de dois meses viajando pelo Acre e pelo Peru por terra, estou de volta a São Paulo, a boa e velha cidade de concreto e pessoas atarefadas.
Hoje faz uma semana que voltei de viagem... cheguei na rodoviária da Barra Funda ainda desnorteda dos três dias direto de ônibus. Ao mesmo tempo que sentia uma enorme saudades da minha casa e uma leve euforia por estar de volta, começava a sentir uma nostalgia e muitas saudades de tudo que vivi nesse tempo.
Decidi escrever nesse blog... um velho sonho antigo e que um dia até foi colocado em prática... há alguns anos atras eu criei esse mesmo blog, mas usava uma assinatura com o codinome "Tati"... Na verdade eu sempre fui muita crítica comiga mesma, achava que não escrevia bem o bastante para que alguém se interessasse ou soubesse que eu escrevia.. Mas sempre senti necessidade de me expressar, de contar, nem que fosse pra mim mesma sobre mim... rs.
Hoje, meu projeto é um pouco mais ousado rs. Fiquei refletindo há uns dias atras sobre o quanto esse mundo da tecnologia tem contribuído para levar e trazer todo tipo de informação. Tem também o lado não muito legal disso tudo, mas pensando exclusivamente em como podemos compartilhar idéias, aprendizados e experiências da nossa vida, imagino que algumas informações possam ajudar outras pessoas... assim como também já me ajudou muito em vários momentos, nessa amarga vida solitária de São Paulo.
Nesses dois meses de viagem, passei por muitas experiências que gostaria de compartilhar. Uma delas - maravilhosa e muita intensa, foi a vivência de quinze dias na floresta, pelas aldeias do Acre, aprendendo um pouco da cultura dos indíos da etnia Huni Kuin.
Foram só quinze dias floresta adentro, mas que bastaram pra mudar toda uma vida de trinta anos e fazer grandes amigxs :)
Conheci algumas aldeias do rio Humaitá e pude registrar com a camera alguns momentos dessa vivência, momentos das cerimonias, de como eles se arrumam maravilhosamente com seus artesanatos, como são alegres e cantam encantando a todxs, como trabalham pesado todos os dias, como lutam para manter sua cultura e tradição vivas... Fui recebida com muito carinho, ainda que com um pouco de timidez no inicio - acho que um pouco dos dois lados rs... Mas sempre com muito carinho e atenção. Participei das cerimonias com Nixi pae (ayahuasca), e recebi trabalhos incriveis de cura com os pajes e outras medicinas. Tive a oportunidade de passar para eles um dia de oficina de introdução aos jogos do Teatro do Oprimidx, e a galera participou de coração aberto e muita disposição. Conheci muita gente bacana, fui bem acolhida, ouvi muitas histórias e tive grandes aprendizados.
Eu me sinto honrada de ter participado dessa vivência e sou muito grata ao Txai Tuim Nova Era, liderança da aldeia Boa Sorte e um guerreiro da luta de seu povo, que me fez esse convite e já é um querido que faz parte de toda essa transformação.
Durante essa estadia nas aldeias, pude perceber também que ainda faltam algumas coisas essenciais na estrutura da comunidade e que existem inumeras dificuldades, como por exemplo, para se locomover até a cidade, começando pela pequena quantidade de barcos disponiveis. Nós combinamos que através dos registros, buscaríamos parceria para contribuir nas melhorias da estrutura das aldeias da região, e na difusão da história de resistência e cultura tradicional do povo Huni Kuin.
Em breve divulgarei todxs os registros dessa experiência, informações dos projetos e aos poucos vou compartilhar os aprendizados e as histórias dessa viagem mucho loca ;)
Tem também os registros e histórias do Peru, de Machu Picchu e da cultura Inca, que fica pra segunda parte.
Como eu mencionei no início, eu sempre fui muito autocrítica comigo mesma, e como parte de toda essa transformação, eu resolvi escrever, e agora sou também artesã e fotografa, continuo sendo atriz/oficineira/produtora e eterna aprendiz do grupo de teatro que faço parte - Coletivo Garoa, estudante de vestibular nas horas vagas (eu sei gente, mas eu odeio estudar exatas, ta foda!), estudante da vida, da sociedade e dos cosmos (simm, sou de humanas!), porque eu decidi assim e assim que vai ser! ;P
Em Abril, no mês do meu aniversário de trinta anos, eu resolvi mudar radicalmente de vida e larguei meu trabalho quase estável para viver outras aventuras. Desde os meus 19 anos pago minhas contas com a profissão de Representante Comercial e aprendi a ganhar relativamente bem nessa area.
Mas como boa ariana que se preze, não via mais sentido em continuar minha vida trabalhando que nem louca só pra pagar contas... embora nesse mundão capitalista não tenha muito como fugir disso... mas eu ja estava descontente com essa vida, e uma ariana descontente é uma ariana morta rs.
Foi então que dei os primeiros passos e na verdade ainda estou engatinhando para descobrir outras formas de se viver a vida, de usar o nosso tempo sagrado com coisas que realmente façam algum sentido.
E é essa caminhada que pretendo seguir daqui pra frente, compartilhando e trocando informações com vocês!
Essa semana terão mais novidades sobre a viagem e toda essa loucura boa, aguardem!
Obrigada pra quem leu até aqui! É nois ;)
Beijos e até breve!
Trabalho de cura com os pajes e as medicinas da floresta
Assinar:
Postar comentários (Atom)
História de resistência do povo Guarani Mbya
Ola pessoas! Como vão vocês? Primeiramente um #foratemer pra não esquecermos que temos um presidente que não foi escolhido pelo povo, toma...
-
Ola pessoas! Como vão vocês? Primeiramente um #foratemer pra não esquecermos que temos um presidente que não foi escolhido pelo povo, toma...
-
Depois de dois meses viajando pelo Acre e pelo Peru por terra, estou de volta a São Paulo, a boa e velha cidade de concreto e pessoas ataref...
-
Olá pessoas! Como estão vocês? Essa semana queria comentar sobre a repurcussão que teve os relatos da hashtag #meuartistasecreto. Seguindo ...
Nossa que foda!
ResponderExcluirParabéns, e nada melhor do que ir atrás do que te faz feliz,e coragem também, parabéns pelo texto, relatos, parabéns por você ser assim!!!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirArrasou mulher! boa ariana faz isso busca sentido no que faz! viver e não ter a vergonha de ser feliz, cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz!!!!!
ResponderExcluiraheahow!!!
Haux Haux!!!
ResponderExcluir